sexta-feira, 28 de junho de 2013

Respeito

Jorge Lorenzo sofreu um forte acidente na última quinta-feira (27), durante o segundo treino livre para o GP da Holanda de MotoGP. Na queda, o bicampeão fraturou a clavícula esquerda e precisou passar por uma cirurgia – onde os médicos introduziram uma placa de titânio e oito parafusos – para estabilizar o osso. 

A cirurgia foi feita nesta madrugada em um hospital de Barcelona, mas Jorge não ficou muito tempo no hospital. O piloto teve alta no início da tarde na Espanha e já está de volta ao circuito de Assen.

E o plano de Lorenzo é correr. Amanhã pela manhã ele será submetido a uma avaliação médica e aí decidirá se vai para a pista ou não. Caso decida correr, Jorge vai largar na 12ª colocação, já que seu desempenho no primeiro treino livre lhe rendeu uma vaga no Q2, a fase decisiva da sessão classificatória da MotoGP.


Lorenzo voltou para Assen poucas horas depois de operar a clavícula (Foto: Yamaha)
A vontade de Lorenzo de estar na pista neste sábado foi um dos temas mais populares no paddock da Mundial de Motovelocidade durante todo o dia, como muitos pilotos manifestando suas opiniões. O consenso geral é que só o piloto da Yamaha sabe sua real condição e muitos dos colegas do espanhol entendem a importância deste gesto levando em conta a classificação do Mundial.

Pole no GP da Holanda, Cal Crutchlow afirmou que a participação de Lorenzo na prova será heroica. “Se o Lorenzo correr, será meu herói”, disse, se lembrando de uma experiência pessoal.
“Eu fraturei a minha clavícula em Silverstone em 2011 e quando eu vim para cá [duas semanas depois], tive um exame médico com flexões”, contou. “Se ele for aprovado, é muito forte. Talvez ele possa fazer alguma meditação ou alguma coisa antes”, ponderou.

“Se ele passar, tenho certeza de que pode pilotar. Guiar a moto é, provavelmente, mais fácil do que as flexões”, comentou. “Se há uma chance, você sempre corre. Você tem de ser inteligente, porque tem muito mais risco de se machucar ainda mais. Mas o instinto de um piloto é sempre de voltar imediatamente.”

Companheiro de Cal no time de Hervé Poncharal, Bradley Smith falou sobre a situação do bicampeão ao site britânico ‘Motorcycle News’. “Você tem de fazer o que for preciso para vencer o campeonato mundial e se ele sente que está pronto e quer ir e marcar uns pontos, então eu não sou o cara para dizer para ele fazer o contrário”, declarou.

“Ele sabe sua condição física e a equipe médica só vai liberá-lo se acreditarem que ele está pronto para pilotar”, ponderou. “Ele deu tudo para estar onde está no campeonato. Você só precisa olhar para o quanto ele trabalhou nos testes de inverno”, lembrou Smith.

“Ele está constantemente trabalhando e se eu estivesse no lugar dele, faria a mesma coisa. Se eu estivesse lutando pelo Mundial, então não me importaria com o que dissessem e viria correr”, seguiu. “É um pouco louco, mas é isso que nós pilotos fazemos e esse é o tanto que um título mundial significa. E ele só está mostrando o que está disposto a fazer para vencer mais um ano”, completou.

Rival de Lorenzo na luta pelo título e com um grande histórico de lesões, Dani Pedrosa também falou sobre a situação do rival e ressaltou a força mental do piloto da Yamaha.

“Creio que no momento ele demonstra uma mentalidade bastante forte”, avaliou. “Mas, bem, essas coisas também dependem muito de como você se sente depois de uma operação. Tem dias que te fazem isso [uma cirurgia na clavícula] e quando você acorda você não pode nem abrir os olhos. E tem vezes em que você acorda mais inteiro. Ele é o único que sabe como está e acho que amanhã tomará a decisão. Teremos de perguntar a ele quando chegar.”

Em relação ao Mundial, Pedrosa afirmou que não está se preocupando com a ausência ou não de Lorenzo na prova holandesa. “Se ele vai correr ou não, são coisas que ele vai decidir e escolher seu caminho”, ressaltou. “Eu tenho de seguir fazendo o meu, estar concentrando em fazer as minhas corridas, meus treinos e em colocar a minha energia ali. A oportunidade é a mesma se você tem um rival mais próximo ou mais distante. No final, se você pode sair e fazer a sua corrida, tem a sua oportunidade”.

Perguntado se a volta de Lorenzo poderia ser uma estratégia psicológica do representante de Iwata, Dani declarou: “Especular agora não serve para nada”.

Companheiro de equipe de Jorge, Valentino Rossi também falou sobre a situação do espanhol. “Se ele está confiante e se sente bem o bastante para correr amanhã, então é uma boa escolha”, opinou. “Se amanhã ele não se sentir bem ou estiver com dor, então a boa opção é não correr. Ele está lutando pelo campeonato, então se ele quer tentar, é bom”, completou o italiano.

Pouco depois de chegar ao paddock de Assen, Lorenzo postou no Twitter uma foto onde fazia flexões para se preparar para o exame médico deste sábado. Não é garantido, entretanto, que Jorge obtenha a autorização dos médicos para correr. Em 2011, em Barcelona, Colin Edwards tentou correr um dia após uma operação na clavícula, mas não foi considerado apto.

Disputando ou não o GP da Holanda, Lorenzo merece respeito por pelo menos tentar estar lá. É muita coragem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário