sábado, 6 de julho de 2013

Argentina 1 X 0 Brasil (2)

O circuito de Termas de Río Hondo recebeu pela primeira vez nesta semana as motos do Mundial de Motovelocidade. Cal Crutchlow, Stefan Bradl, Álvaro Bautista, Héctor Barberá, Tito Rabat e Nico Terol estiveram na pista de Santiago del Estero para uma bateria de testes, que tinha um caráter muito mais promocional do que esportivo.

Apesar dos poucos pilotos e de não ter contado com os grandes nomes da categoria – como Valentino Rossi, Dani Pedrosa, Jorge Lorenzo e Marc Márquez –, o exercício contou com casa cheia e marcou o triunfo dos argentinos em seu retorno ao calendário da MotoGP.

Traçado de Termas de Río Hondo receberá MotoGP em 2014, 2015 e 2016 (Foto: Argentina MotoGP)
O Ministério do Turismo da Argentina confirmou nesta semana que a prova passará a integrar o calendário do Mundial em 2014, repetindo a experiência em 2015 e 2016.

A julgar por essa primeira bateria de testes, o circuito, que foi remodelado por Jarno Zaffelli, do Studio Dromo, é um sucesso. A pista ganhou elogios de todos os pilotos, que também destacaram o interesse dos fãs pela categoria. O que é, obviamente, um ponto chave para a corrida do ano que vem.

Se um teste esvaziado como o dos últimos dias conseguiu atrair um bom público para o circuito, a Dorna, promotora do Mundial, pode esperar casa cheia para a etapa de 2014.

A empresa espanhola, aliás, deve estar dando pulos de alegria com o resultado desta experiência. A Dorna não esconde seu interesse no mercado sul-americano e agora tem o Brasil como próxima meta. No momento, nós não temos nenhum circuito com condições de passar pelo crivo da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), mas temos alguns sinais bastante promissores no horizonte. Mas isso é assunto para outro dia.

Confira as declarações dos pilotos sobre o circuito de Termas de Río Hondo:



Cal Crutchlow: “Este teste foi uma das poucas oportunidades onde não há tanta pressão, então eu pude me divertir com os outros caras na pista. Hoje em dia na MotoGP você tem de estar no limite e dando 100% em cada volta em todo teste ou corrida, então foi bom poder ter um pouco de diversão na moto. Nós coletamos algumas informações para a Yamaha e a Bridgestone, mas não estou certo de quão útil isso será, porque as condições da corrida serão completamente diferentes. A pista estava bem suja, mas alguns setores são incríveis. Algumas curvas são realmente rápidas e lá tem muitas oportunidades de ultrapassar, então acho que serão ótimas nas três classes. Foi uma ótima viagem e muito importante para a Dorna e a Yamaha promover a MotoGP em um mercado tão importante como a Argentina. Estou orgulhoso por a Tech 3 e a Monster terem sido capazes de desempenhar um papel tão importante nisso. Eu gostaria de agradecer a todos os envolvidos na nossa visita desta semana. Eu amei cada minuto da minha primeira visita à Argentina. É ótimo experimentar outra cultura e a recepção e a hospitalidade que nós recebemos foi incrível e eu nunca esquecerei da minha primeira visita à Argentina. Foi incrível de ver o apoio e a paixão pela MotoGP e agora eu mal posso esperar para voltar no ano que vem”.



Stefan Bradl: “Foi a minha primeira visita à Argentina e nós tivemos uma grande acolhida de todos. Eles são muito interessados na MotoGP e é legal levar o campeonato de volta para lá pela primeira vez desde 1999. Junto com Álvaro e Cal, nós fizemos um tour em Termas, descobrindo a nova cultura e o lugar é muito legal. Antes de viajar, eu olhei o layout do circuito na internet e pareceu realmente rápido. E é! Acho que é perfeitamente adequado às motos da MotoGP, mas a grande dúvida são os pneus, porque os primeiros indicativos mostram que a superfície aqui é muito abrasiva para os pneus”.



Álvaro Bautista: “É a primeira vez que visitei a Argentina e estou vivendo uma experiência maravilhosa. Nós tivemos uma recepção maravilhosa em Buenos Aires, com uma grande presença de jornalistas, e na quarta-feira nós tivemos um dia maravilhoso de turismo em Termas de Río Hondo. Foi muito agradável”.

“Na quinta-feira nós fomos para a pista e começamos a ganhar confiança com o circuito, que tem um traçado tecnicamente interessante. Foi uma sessão de estudo e teste de algumas soluções de acerto. Confesso que o circuito me surpreendeu. Eu tinha visto uma foto e tinha gostado, mas me senti cômodo desde as primeiras voltas. A pista é boa, grande e divertida, com algumas curvas que fazemos com a MotoGP acelerando e derrapando. Conforme o circuito for sendo usado, ele irá melhorando mais. É um bom circuito e não tem nenhum ponto perigoso. Eu quero ressaltar a presença do público, que me deixou alucinado. Tinham arquibancadas que estavam quase cheias e sempre que pude, cumprimentei as pessoas, pois ver um teste como o que tivemos aqui, não deve ser muito divertido.”



Héctor Barberá: “Termas de Río Hondo é um traçado espetacular. É muito divertido e muito rápido, talvez um dos mais rápidos do campeonato. O circuito é bom, reúne as condições para estar no campeonato e tem muita segurança. Eu destacaria que a pista é muito grande e isso fará com que as corridas sejam bonitas, com muitas ultrapassagens por conta de seu tamanho. Além disso, o público é incrível, então estou ansioso para correr aqui”.



Nico Terol: “A verdade é que eu gostei muito do traçado. É um circuito muito grande, o asfalto parece que terá muita aderência quando estiver limpo. A pista combina uma área sinuosa com outra muito rápida. Nesta segunda zona, têm duas curvas muito legais, uma de quinta e outra de sexta [marchas]. Além disso, também há uma mudança de direção que desemboca em uma curva cega. Quando você acelera, a moto levanta um pouco. Tem seus segredos!”



Tito Rabat: “Estou muito contente de estar na Argentina e ter sido um dos primeiros a rodas neste espetacular circuito. O traçado me encantou, com curvas rápidas, ângulos, vários pontos de ultrapassagem, todos os ingredientes para oferecer corridas espetaculares quando viermos aqui no ano que vem para competir. Além disso, notamos o carinho e o apoio dos fãs argentinos que, apesar de ser um teste com poucos pilotos, vieram em grande quantidade para nos ver e apoiar”.

(As fotos são de Andy Dubrowsky e Sergio Canclini, para Argentina MotoGP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário