sábado, 20 de julho de 2013

Limitando os danos


Jorge Lorenzo e Dani Pedrosa estão driblando os limites do corpo mais uma vez. Depois de perderam o GP da Alemanha após fortes acidentes em Sachsenring, a dupla está de volta para encarar o circuito de Laguna Seca, palco do GP dos Estados Unidos.

Embora com lesões na mesma parte do corpo – a clavícula esquerda – a condição dos dois é bastante diferente.

Pedrosa foi diagnosticado com uma fratura incompleta na clavícula esquerda depois de um acidente no terceiro treino livre na Alemanha. Sua não liberação para a corrida, entretanto, teve muito mais a ver com a forte pancada que sofreu na cabeça, já que o piloto se sentiu um pouco zonzo no dia da prova e estava com a pressão baixa.

Pedrosa tem fratura incompleta na clavícula esquerda (Foto: Repsol)
Liberado para participar dos treinos de sexta-feira em Laguna Seca, Dani optou por não sair na primeira sessão livre e poupar suas forças para a segunda atividade do dia, que tinha condições climáticas muito melhores.

“Foi difícil pilotar na minha condição, mas eu esperava por isso. Agora tenho de tentar descansar o máximo possível para sábado e recuperar alguma energia, para que eu possa lidar com a dor mais uma vez”, explicou.

Apesar de estar na pista, Dani não se deixa levar e vê até mesmo o pódio fora de suas possibilidades. “Sendo realista, obviamente vencer a corrida neste fim de semana não é uma meta realista – talvez até um pódio esteja fora de questão –, mas vou tentar terminar a corrida o mais para frente possível”, comentou. “Vou tentar minimizar a vantagem que meus rivais terão em termos de pontos”, completou.

A situação de Lorenzo é um pouco mais complicada. No fim do mês passado, o piloto da Yamaha sofreu uma forte queda em Assen e precisou ser operado para a colocação de uma placa de titânio e oito parafusos em sua clavícula esquerda.

Pouco mais de 30 horas depois da cirurgia, Jorge disputou o GP da Holanda e terminou em quinto. Após quase dez dias de recuperação, Lorenzo voltou para a pista em Sachsenring, mas um novo tombo acabou danificando a placa, que precisou ser substituída.

Após a cirurgia da semana passada, Lorenzo chegou a dizer que só voltaria em Indianápolis, mas se vendo em melhores condições e entendendo que ganhou uma nova chance com a ausência de Pedrosa na etapa alemã, o bicampeão decidiu voltar.

Lorenzo passou por duas cirurgias na clavícula no último mês (Foto: Yamaha)
“Foi muito melhor nesta tarde. Tentei melhorar passo a passo, como fiz na minha primeira vez aqui com a MotoGP, para tentar minimizar os riscos e entender o limite da pista”, explicou. “Cada volta ficou melhor e melhor, mas obviamente a dor está lá. Me senti um pouco melhor do que de manhã, mas não tanto. Depois de sete voltas, começou a ser difícil frear”, continuou.

“Tive muita dificuldade na frenagem, mas, ainda assim, nós fomos capazes de treinar sem analgésicos. Isso é muito positivo, porque com o analgésico, teremos algum benefício”, avaliou. “A moto está funcionando realmente bem, estamos perdendo alguns décimos na frenagem, onde não podemos forçar muito. O balanço do dia é muito bom considerando a minha condição física”, encerrou.

Lorenzo terminou o primeiro dia de treinos com a sexta colocação, 0s427 atrás de Marc Márquez, o líder. Pedrosa fez o 11º tempo, 1s089 mais lento que seu companheiro de Honda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário