quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Caminho das Índias

A FIM (Federação Internacional de Motociclismo) anunciou nesta quarta-feira (14) o cancelamento da etapa da Índia do Mundial de Superbike. De acordo com a entidade, a suspensão da prova é resultado de “desafios operacionais” enfrentados pela Jaypee Sports International (JPSI) e pela Dorna, a promotora do campeonato. A etapa indiana estava marcada para o dia 17 de novembro no circuito de Buddh.

Ainda de acordo com a FIM, a JPSI, a federação local e o Clube dos Comissários Indianos (IMMC, na sigla em inglês), estão trabalhando juntos para garantir a realização da prova em 2015. Com o objetivo de preparar os comissários no quesito segurança, Buddh vai receber nos próximos dias 13 e 14 de setembro provas dos campeonatos nacionais de duas e quatro rodas.

Em janeiro de 2012, Lorenzo guiou uma Yamaha R15 no traçado indiano (Foto: Jaypee Group)
Vicky Chandhok, presidente da federação local e pai do ex-piloto de F1 Karun Chandhok, afirmou que o grupo Jaypee, que trabalha com a organização e promoção da prova, quer chegar a um acordo com a Dorna para garantir vaga no calendário.

“JPSI confirmou seu interesse em seguir em frente com a corrida no futuro”, afirmou Vicky. “Nós estamos ansiosos para que eles concluam as negociações com a Dorna para chegarmos a uma data conveniente e garantir à Índia o privilégio de receber uma etapa em um futuro próximo”, completou.

Com o cancelamento da etapa em Buddh, a temporada 2013 do Mundial de Superbike termina no dia 20 de outubro na Espanha, com o circuito de Jerez de la Frontera voltando a receber a categoria após 23 anos de ausência.

Os problemas com a prova indiana começaram ainda em janeiro, quando a FIM deve de alterar a programação por considerar que não havia tempo suficiente para treinar os comissários. Dificuldades na importação dos equipamentos, especialmente com as taxas alfandegárias cobradas pelo país, também dificultaram a introdução da prova no calendário.

O circuito de Buddh foi projetado por Hermann Tilke e é visto como um dos melhores traçados feitos pelo projetista.

A etapa da Superbike, aliás, não é a única a enfrentar problemas na Índia. Recentemente, Bernie Ecclestone, dirigente máximo da F1, confirmou que a etapa não vai integrar o calendário de 2014 do Mundial. O principal problema enfrentado pela F1 no país é o fato de o governo querer cobrar impostos sobre a premiação da corrida, o que desagrada os times do Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário