quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Preparando retorno

A Suzuki só volta para a MotoGP na temporada 2015, mas os preparativos da fábrica nipônica seguem a todo vapor. Nesta semana, a Suzuki esteve em Misano participando de uma bateria de testes. Inicialmente, o protótipo nipônico foi para a pista junto com os demais times da classe rainha do Mundial, mas ao contrário dos outros, seguiu em San Marino para mais dos dias de exercícios.

Na bateria desta semana, a Suzuki testou um novo chassi, uma nova especificação de motor e algumas mudanças na eletrônica, além de um novo estilo de carenagem.

Suzuki volta a testar no fim do mês em Mugello (Foto: Suzuki)
Randy de Puniet e Nobuatsu Aoki completaram mais de 200 voltas no Circuito Marco Simoncelli buscando melhoras no acerto e um caminho para o desenvolvimento da moto, que volta às pistas na próxima semana, desta vez no traçado de Mugello.

“Estou feliz, pois nós melhoramos a nossa moto durante este teste. A aderência na traseira melhorou, assim como a estabilidade na frenagem. Nós também trabalhamos bastante no controle de tração para ajustá-lo às novas especificações de motor e eu encontrei uma melhor conexão com o acelerador”, explicou De Puniet. “Nós também mantivemos um bom ritmo com os pneus usados, o que é muito importante, e nós também melhoramos bastante nas curvas no fim do teste”, continuou.

“Agora é importante ir para Mugello, onde poderemos continuar trabalhando em qualquer ponto fraco e tentar melhorar lá também”, comentou. “Estou interessado em ver como o controle de wheeling e freio motor vão se comportar lá, já que tem alguns pontos interessantes para isso, mas ter o teste de Mugello tão próximo mantém o ritmo e o momento com o programa e desenvolvimento do time de testes da Suzuki”, completou. 

Randy de Puniet segue trabalhando com a equipe de testes da Suzuki (Foto: Suzuki)
Davide Brivio, chefe da equipe de testes da Suzuki, também comemorou o resultado do teste em Misano e destacou que a equipe conseguiu coletar informações importantes que ajudarão os engenheiros na sequência do trabalho com o protótipo.

“Foi uma intensiva bateria de três dias de testes, mas eu acho que fizemos um bom trabalho. Esta foi a primeira parte da fase de testes na Itália, que inclui Mugello na semana que vem”, contou o dirigente. “Nós tivemos a chance de visitar outro novo circuito com a nossa máquina e nós podemos continuar a coletar informações para o nosso desenvolvimento. É muito positivo que os novos itens que chegaram do Japão todos tiveram pontos positivos e benefícios”, declarou.

“Durante esses dias nós tivemos uma melhora positiva no acerto e especialmente na área da eletrônica, que guiará nosso desenvolvimento futuro”, citou. “Randy completou muitas voltas no último dia e isso foi muito importante para progredir. Nós agora estamos ansiosos para o próximo teste em Mugello, nos dias 24 e 25 de setembro, para trabalhar em qualquer outro problema e encontrar novas soluções”, completou.

Satoru Terada, líder de projeto da Suzuki, também se mostrou satisfeito com o exercício em Misano e ressaltou que, embora a fábrica tenha muito trabalho pela frente, o time coletou muitas informações úteis.

“Nós testamos muitos itens diferentes aqui em Misano, assim como um novo chassi que escolhemos no Japão, a nova especificação de motor, e a nova carenagem. Em todas essas áreas nós vimos algumas pequenas melhoras e isso é muito positivo”, avaliou. “Nós também encontramos um bom caminho com o sistema de controle do motor. Agora temos muito trabalho para fazer, mas nós coletamos boas informações para os nossos próximos passos”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário