segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Testando

Os times da MotoGP permaneceram no circuito de Misano nesta segunda-feira (16) para um dia de testes coletivos. No exercício realizado no traçado de San Marino, Honda e Yamaha levaram para a pista componentes dos protótipos de 2014.

A Honda, por exemplo, deu a Dani Pedrosa e Marc Márquez uma evolução da RC213V já com o hardware completamente novo da Magneti Marelli. Apesar do feedback positivo da dupla, a moto agora volta ao Japão para que os engenheiros possam trabalhar em cima das orientações dos espanhóis. O protótipo do próximo ano será visto outra vez no teste coletivo de Valência, realizado logo após a última etapa do Mundial.

Márquez foi o mais rápido nos testes desta segunda em Misano (Foto: Honda)
Além dos trabalhos visando 2014, Márquez e Pedrosa também provaram um novo braço oscilante e novas peças para o protótipo deste ano.

Na garagem da Yamaha, Jorge Lorenzo e Valentino Rossi também se dividiram entre os trabalhos com as motos de 2013 e 2014. A dupla avaliou uma nova especificação de motor para a M1 do próximo ano, além de testarem opções de acerto para o protótipo deste ano.

Na Ducati, Andrea Dovizioso e Nicky Hayden trabalharam na eletrônica e em estratégias de software para a Desmosedici. No teste desta segunda, os pilotos de Borgo Panigale também experimentaram um disco de freio maior, que será utilizado no GP do Japão, em Motegi, e um novo pneu duro levado pela Bridgestone ao exercício de Misano.

Yamaha testou nova especificação do motor de 2014 (Foto: Yamaha)
O pneu, aliás, também foi experimentado pela dupla da Tech3, que fez uma avaliação positiva do novo composto traseiro. Na LCR, os trabalhos ficaram focados no acerto da RC213V, enquanto a Gresini trabalhou com os freios e a suspensão.

A Suzuki, que já confirmou seu retorno ao Mundial de MotoGP na temporada 2015, também esteve presente no exercício de San Marino e deu sequência ao seu programa de treinos. Por enquanto, a marca nipônica usa a ECU da Mitsubishi, mas já trabalha com o sistema da Magneti Marelli na fábrica.

Com Randy de Puniet e Nobuatsu Aoki, a Suzuki segue na pista de Misano neste terça e quarta-feira para mais dois dias de testes privados.
 
Hernández teve seu primeiro contato com a Desmosedici (Foto: Pramac)
Nos exercícios desta segunda-feira, que contaram com o asfalto um pouco úmido por conta da chuva de ontem à noite, Márquez registrou 1min33s264 e apesar de ter sofrido uma pequena queda na curva 12, ficou com a melhor marca do dia, 0s238 à frente de Lorenzo, o segundo colocado.

Com 1min33s660, Rossi fez a terceira marca, seguido por Cal Crutchlow e Álvaro Bautista. Pedrosa, que se queixou de problemas de aderência ao longo de todo o fim de semana, registrou o sexto tempo, 0s628 atrás de seu companheiro de Honda.

Stefan Bradl garantiu o sétimo tempo, à frente de Andrea Dovizioso, Nicky Hayden e Andrea Iannone. Com o protótipo da Suzuki, Randy de Puniet anotou o 13º tempo, 1s833 mais lento que Márquez.

Yonny Hernández, que assumiu a vaga de Ben Spies na Pramac pelo restante da temporada 2013 da MotoGP, teve seu primeiro contato com a GP13 da Ducati nesta segunda. O colombiano registrou 1min36s277 na melhor de suas 65 voltas e foi 3s013 mais lento que o líder da sessão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário