sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Defesa

Apesar das inúmeras críticas recebidas em razão de um toque com Dani Pedrosa no GP de Aragón, Marc Márquez segue convicto de que não executou uma manobra errada ao tentar ultrapassar o companheiro de Honda no MotorLand.

Brigando pela segunda posição, os dois tiveram um leve toque, mas o contato entre as duas RC213V acabou partindo o cabo do controle de tração da moto 26. Poucos metros depois, com Márquez escapando da pista, Dani caiu após acionar o acelerador e ser ejetado da moto.

Márquez avaliou que se cabo da moto de Dani não tivesse rompido, ninguém falaria sobre incidente (Foto: Repsol)
O lance gerou uma onda de críticas ao novato. Pedrosa o acusou de ser excessivamente agressivo, Jorge Lorenzo declarou que o espanhol coloca em risco a si e aos demais, e Casey Stoner avaliou que Marc não respeita os adversários.

Apesar dos ataques, Márquez segue seguro de que não realizou uma manobra ruim e afirmou que ficaria surpreso se fosse punido pela direção de prova da MotoGP. O assunto foi levado à comissão, que decidiu ouvir a dupla espanhola no próximo dia 10, em Sepang.

“A verdade é que eu voltaria a me comportar de maneira idêntica”, disse Márquez durante um evento de um de seus patrocinadores. “Fui por fora na curva, pois se vou por dentro, tiro Dani. Se o cabo não estivesse ali, se não tivesse se partido, ninguém estaria falando desse incidente”, avaliou.

“Ficaria muito surpreso se fosse punido, pois não fiz nada errado. Insisto, se o cabo não tivesse partido, não teria incidente, não teria problema”, declarou, contando que conversou com Pedrosa “durante alguns minutos” e acredita que eles se entenderam, “apesar de suas declarações no calor do momento, compreensíveis, já que ele não só poderia ter se machucado, mas também estava lutando pelo título”.

Marc pode receber como punição alguns pontos em seu carnê, o que, possivelmente, o forçará a largar da última colocação no grid. Pelo novo regulamento, o piloto que somar quatro pontos de advertência será forçado a largar no fim do grid.

No GP da Inglaterra, Marc recebeu dois pontos de punição por ter ignorado uma bandeira amarela. O espanhol não reduziu a velocidade ao se aproximar do ponto em que Cal Crutchlow tinha se acidentado. Márquez acabou caindo exatamente no mesmo ponto, e o protótipo nipônico voou descontrolado em direção ao piloto da Tech3 e os fiscais que o amparavam.

Ainda, Marc contou que conversou com seus chefes na Honda, mas “não sobre o incidente, e sim sobre como mudar a localização deste cabo, pois também poderia ter acontecido comigo”.

Curta a fanpage do High Side no Facebook

Márquez contou que conversou com a Honda sobre localização do cabo do controle de tração (Foto: Red Bull Photo Files)
O atual líder da MotoGP afirmou ter visto as críticas que recebeu, mas ressaltou que também se sente bastante apoiado. Márquez ainda deixou claro que sua meta é conquistar o título.

“Estou ouvindo muitos comentários, também algumas críticas, mas estou me sentindo muito apoiado. Eu ouço tudo, analiso tudo e, depois, atuo em consequência”, falou. “Mas uma coisa eu tenho claríssima: sei qual é o meu objetivo, que não é outro do que tentar ganhar o título do Mundial de MotoGP.”

Questionado se todas essas críticas o fariam mudar seu estilo de pilotagem, o piloto de 20 anos foi claro: “Respeito a todos, inclusive respeitarei a decisão da direção de prova na próxima quinta-feira, mas esses comentários não vão influenciar na minha pilotagem”, garantiu.

Por fim, Márquez não quis comentar se, largando em último, poderia fazer uma prova de recuperação, mas, rindo, contou que já viu alguns vídeos de provas na Malásia e estudou maneiras de remontar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário