quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Palco do fim de semana - Motegi

O circuito de Motegi recebe neste fim de semana a penúltima etapa da temporada 2013 do Mundial de Motovelocidade. E as três classes do campeonato chegam com ao Japão com seus campeões indefinidos.

No caso da MotoGP, o GP da Austrália serviu para movimentar as coisas. Com a desclassificação de Marc Márquez, Jorge Lorenzo conseguiu reduzir a distância para o piloto da Honda na classificação do Mundial, que agora é de 18 pontos. Dani Pedrosa segue com chances matemáticas, mas com 34 pontos de atraso para o companheiro.

Motegi recebe a penúltima etapa da temporada 2013 do Mundial de Motovelocidade (Foto: Honda)
A prova em Phillip Island, aliás, também teve um forte impacto na situação da Moto2. Scott Redding caiu no treino classificatório e sofreu uma fratura no punho esquerdo. O britânico precisou ser operado e ficou de fora da prova australiana. Na ausência de Scott, Pol Espargaró venceu e tomou a liderança do Mundial, abrindo 16 pontos de vantagem para o rival.

Inicialmente, Redding só era esperado para o GP de Valência, mas ele conseguiu aprovação dos médicos e estará na pista no primeiro dia de treinos. Se for aprovado em uma nova avaliação clínica, o piloto da Marc VDS poderá correr e, talvez, levar a briga pelo Mundial para Valência.

Na Moto3 a disputa segue intensa. Álex Rins chegou ao seu sexto triunfo na Austrália e agora tem apenas cinco pontos de atraso para Luis Salom, o líder do Mundial.

Na penúltima etapa da temporada, todos os líderes têm condições matemáticas de garantir o título. No caso da MotoGP, Márquez precisa aumentar sua vantagem em ao menos mais oito pontos, ou seja, uma vitória do espanhol e um terceiro lugar de Lorenzo seria o bastante.

Na Moto2, se Pol vencer, ele garante o título desde que Redding não fique com o segundo posto. O cenário mais difícil acontecer está na Moto3. Salom terá sua primeira chance de se sagrar campeão, mas tem de vencer em Motegi e torcer para Rins não passar do 11º posto.

Curta a fanpage do High Side no Facebook

Confira alguns detalhes da prova em Motegi, no Japão:

Número de voltas: 24
Comprimento da pista: 4.801 metros
Largura da pista: 12 - 15 metros
Reta mais longa: 762 metros
Curvas: 14 (Oito para a direita e seis para a esquerda)

Alocação dos pneus
- Dianteiros: Macio e Médio
-  Traseiros: Supermacio, Extramacio e Macio (assimétrico)
- Chuva: Macio e Duro

Recordes
Pole-position: Jorge Lorenzo – 2012 – 1min44s969
Melhor volta: Jorge Lorenzo – 2012 – 1min44s969
Recorde: Dani Pedrosa – 2012 – 1min45s589

Resultados de 2012

1º:
Dani Pedrosa
2º: Jorge Lorenzo
3º: Álvaro Bautista

Antes da corrida, Pedrosa fez uma análise do circuito de Motegi:



Nenhum comentário:

Postar um comentário