sábado, 9 de novembro de 2013

Matemática do Mundial (3)


O GP da Comunidade Valenciana, que acontece no próximo domingo (10), será decisivo para a MotoGP e para Moto3. As categorias inicial e rainha do Mundial de Motovelocidade verão seus campeões serem definidos no circuito Ricardo Tormo, palco da última prova do calendário.

Depois de perder dois match points – Austrália e Japão –, Marc Márquez terá mais uma chance de assegurar o título em sua primeira tentativa, mas segue ameaçado por Jorge Lorenzo. A dupla chega à Espanha separada por 13 pontos, mas o passado recente ensina que tudo pode acontecer.

Lorenzo pressiona Márquez na esperança de forçar um erro do novato (Foto: Repsol)
Livro com história de Rossi na Yamaha será lançado no Brasil

Para se tornar o mais jovem campeão da história da divisão principal, Márquez precisa dos seguintes cenários:

- Se Lorenzo vencer a corrida, Marc precisa terminar a prova dentro do top-4;

- Se o piloto da Yamaha ficar com o segundo posto, Márquez tem de ficar entre os oito melhores;

- No caso do bicampeão conquistar o terceiro lugar em Valência, o piloto da Honda terá de receber a bandeirada entre os 12 primeiros;

- Se Lorenzo completar a disputa na quarta colocação, Marc pode terminar em qualquer uma das 15 primeiras posições;

- No caso de Jorge ficar fora do top-4, Márquez será automaticamente coroado campeão.

O título da Moto3 também será definido neste fim de semana, mas a situação na categoria inicial é pouco mais imprevisível. Luis Salom, Maverick Viñales e Álex Rins são, respectivamente, os três primeiros colocados no Mundial e estão separados por apenas cinco pontos.

Salom, Viñales e Rins prometem um verdadeiro show na manhã de domingo (Foto: Gold & Goose/KTM)
Curta a fanpage do High Side no Facebook

Com uma diferença tão pequena, qualquer um dos três que receber a bandeirada na primeira colocação será declarado campeão, independentemente do resultado de seus rivais.

Se nenhum dos três vencer, Salom e Viñales seriam campeões se terminassem em segundo. Nessa mesma situação, Rins seria campeão se terminasse em segundo e desde que Luis não fosse o terceiro colocado. Nesse último cenário, o piloto da Red Bull KTM Ajo ficaria com o troféu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário