segunda-feira, 10 de março de 2014

Ducati GP14

A Ducati aprensentou nesta segunda-feira (10) a Desmosedici GP14, moto que será utilizada por Cal Crutchlow e Andrea Dovizioso na temporada 2014 da MotoGP. O evento aconteceu em uma instalação da Audi, em Eching, na Alemanha.

Em comparação com o modelo do ano passado, a GP14 vem com uma presença maior da cor branca na lateral da Desmosedici. Na moto de Crutchlow, o tradicional #35 está pintado de amarelo, com o #04 de Dovizioso em branco. A bandeira italiana também ganhou destaque no novo layout.

Nova moto tem uma presença maior da cor branca (Foto: Ducati)

Para a temporada 2014, a Ducati vem em busca da recuperação. Pela primeira vez desde que entrou na MotoGP – em 2003 –, o time não conseguiu um único pódio no ano passado e reforçou sua equipe técnica com a contratação de Gigi Dall’Igna para o posto de diretor-geral da Ducati Corse.

Com a meta de seguir focando no desenvolvimento do protótipo, a Ducati anunciou que vai obedecer ao regulamento Open em 2014, já que a regra permite o desenvolvimento contínuo do motor.

Com a decisão da Ducati, a Dorna, promotora do Mundial de Motovelocidade, em conjunto com a FIM (Federação Internacional de Motociclismo), pretende aprovar nesta terça-feira uma nova regra, que prevê a criação da classe ‘Fábrica 2’.
Ducati vai obedecer o regulamento Open em 2014 (Foto: Ducati)
Para este ano, as motos que correrem como ‘Fábrica’ terão tanque de combustível de 20 litros, com cinco motores lacrados e sem o benefício de um pneu mais macio para a classificação. No caso das ‘Open’, além da borracha mais mole, as motos terão tanque de 24 litros e poderão utilizar até 12 motores não congelados por ano.

A proposta ‘Fábrica 2’, que será aplicada à Ducati caso seja aprovada, determina que no momento em que o time conquiste três terceiros lugares, dois segundos ou um primeiro, ele passa a contar com um tanque de 22,5 litros e nove motores no lugar dos 12 previstos para as ‘Open’.

Apresentação da nova moto aconteceu na Alemanha (Foto: Ducati)
Javier Alonso, membro da direção de prova da MotoGP e diretor de eventos da Dorna, explicou que o objetivo com a criação da regra é não oferecer uma vantagem injusta para a Ducati em relação às demais fábricas.

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