sexta-feira, 7 de março de 2014

Losail 1

Dias após os pilotos de Honda, Yamaha e Ducati concluírem a pré-temporada 2014 com uma bateria de testes em Phillip Island, na Austrália, os demais times da MotoGP voltaram às pistas nesta sexta-feira (7) para três dias de exercícios na pista de Losail, no Catar, palco da primeira prova do Mundial.

Sem Marc Márquez, Jorge Lorenzo, Dani Pedrosa, Valentino Rossi, Cal Crutchlow e Andrea Dovizioso, foi Aleix Espargaró quem dominou a tabela de tempos na noite do Catar. O espanhol fechou o primeiro dia de testes com 0s253 de vantagem para Bradley Smith. Pol Espargaró completa a lista dos três mais rápidos.

Sem as fábricas, Aleix dominou primeiro dia de testes em Losail (Foto: Forward)
“Foi um dia muito produtivo”, avaliou Aleix. “Não fui tão rápido no início, mas quando coloquei o pneu dianteiro duro, tive o mesmo feeling de Sepang e pude começar a forçar”, continuou.

“O feeling com o pneu duro e com o macio é bom, então estou confiante para o início da temporada e para as primeiras corridas”, completou Espargaró.

A bordo da YZR-M1 da Tech3, Smith dominou a maior parte da sessão, mas viu Aleix se aproximar na hora final e tomar a frente ao cravar 1min55s386. A marca registrada por Espargaró é ligeiramente mais rápida que a melhor volta registrada no GP do Catar de 2013 e apenas 0s233 mais lenta que o recorde registrado por Casey Stoner em 2008.

“Hoje foi um bom dia. Estou feliz de que o acerto base tenha funcionado imediatamente aqui, o que significa que fizemos um bom trabalho em Sepang e, assim, não tivemos que fazer nenhuma mudança”, comentou Smith. “A condição da pista estava melhor do que eu esperava e depois de uma hora a pista estava em muito melhor forma, o que é positivo, já que significa que teremos um bom teste aqui”, continuou.

“Foi um pouco frustrante ser o mais rápido durante quase todo o dia e aí ser ultrapassado perto do fim, mas ainda temos dois dias”, refletiu. “Amanhã vamos testar a moto nº1 e a nº2 e fazer mais algumas mudanças. Estou muito feliz com o acerto como ele está, mas quero ter certeza de que é o caminho certo e é por isso que precisamos brincar um pouco mais com a geometria da moto. Definitivamente vou fazer uma simulação de corrida no último dia e, possivelmente, outra amanhã também”, encerrou.

Bradley Smith perdeu a liderança na hora final da sessão (Foto: Tech3)
Seguindo com o domínio da Yamaha no topo da tabela, o mais novo do clã Espargaró registrou 1min56s072, 0s686 mais lento que o irmão mais velho.

“Estou muito feliz com a forma como o dia correu, já que foi a minha primeira vez aqui com uma moto da MotoGP”, afirmou Pol. “Estou feliz por rodar em outro lugar que não Sepang, já que isso me permite explorar mais a moto. Ainda tenho muito para aprender e a meta principal nos próximos dois dias é me fazer pilotar de forma mais suave, já que é assim que a Yamaha é rápida”, explicou.

“Ainda estou brigando um pouco demais com a moto, mas preciso me fundir com ela, e é nisso que vou trabalhar”, garantiu. “No geral, a moto trabalhou bem hoje e o time me ajudou muito a me adaptar ao circuito tão rapidamente”, declarou.

Com 1min56s081, Álvaro Bautista aparece para acabar com a festa da Yamaha e colocar a RC213V da Gresini no quarto posto, 0s695 atrás do líder da sessão. Stefan Bradl registrou exatamente a mesma marca do rival espanhol na 43ª de suas 49 voltas em Losail e ficou com o quinto tempo.

1s394 do líder, Andrea Iannone foi o melhor entre os pilotos que contam com equipamento produzido pela Ducati e colocou a GP14 da Pramac na sexta posição. Companheiro de Aleix Espargaró na Forward, Colin Edwards registrou o sétimo tempo, à frente de Yonny Hernández.

Danilo Petrucci será o único representante da Ioda neste início de temporada (Foto: Ioda)
Entre os pilotos que utilizam a RCV1000R, a versão de produção da RC213V, Nicky Hayden foi o mais rápido. O piloto da Aspar anotou 1min57s574 na melhor de suas 48 voltas e fechou o dia a 2s188 do líder. Estreante na MotoGP, Scott Redding cravou 1min57s922 e arrematou a última vaga no rol dos dez primeiros.

Ausente na segunda bateria de testes em Sepang, a Paul Bird voltou às pistas neste exerício e viu Bric Parkes garantir o 14º tempo. Michael Laverty, por sua vez, foi o 17º.

A Ioda, por outro lado, fez seu primeiro teste do ano nesta sexta e viu Danilo Petrucci registrar 1min59s358 e ficar com o 16º e penúltimo tempo. O italiano será o único representante do time neste ano, já que a escuderia não conseguiu os recursos necessários para entregar uma segunda moto nas mãos de Leon Camier.

Curta a fanpage do High Side no Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário