sexta-feira, 7 de março de 2014

Pneus coloridos

Poucos dias após a Dunlop anunciar a adoção de um sistema de identificação por cores nos pneus das divisões iniciais do Mundial de Motovelocidade, a Bridgestone comunicou que também vai lançar mão de faixas coloridas para facilitar o reconhecimento dos compostos slicks da MotoGP.

De acordo com a Bridgestone, a adoção do sistema é uma resposta ao fato de motos de fábrica e Open terem acesso a compostos traseiros diferentes ao longo do fim de semana. No modelo antigo, a opção mais macia para cada corrida recebia uma faixa branca. A partir de agora, cada uma das borrachas – extra-macia, macia, média e dura – vai receber uma cor diferente.

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Bridgestone vai usar sistema de cores para identificar compostos da MotoGP (Foto: Bridgestone)
Os pneus extra-macios vão receber a cor verde na lateral. Os macios serão identificados pela cor branca, com os médios mantendo a cor preta característica da borracha. O vermelho será utilizado nos pneus duros. No caso dos pneus de chuva, serão oferecidos apenas dois tipos de borracha em cada etapa da MotoGP. Assim, segue o modelo antigo, com a cor branca aparecendo sempre na versão mais macia disponível.

“O novo esquema de marcação dos pneus foi desenvolvido para facilitar para que os fãs vejam que tipo de composto cada piloto está usando na frente e na traseira da moto”, explicou Hiroshi Yamada, chefe do departamento esportivo da Bridgestone. “Antes do ano passado, quando todo o grid usava o mesmo tipo de composto, nosso antigo sistema de marcação funcionava perfeitamente. Desde a introdução da categoria CRT, e agora com o grid sendo dividido entre ‘Fábrica’ e ‘Open’, nós decidimos mudar o sistema”, explicou.

“No ano passado, quando o nosso sistema de marcação com uma faixa branca denotava a opção mais macia para cada classe, a audiência precisava saber se um piloto era de fábrica ou CRT para saber que composto ele estava utilizando”, lembrou. “Agora, mesmo que o público não saiba necessariamente a diferença entre ‘Fábrica’ e ‘Open’, com as cores diferentes em cada composto, ele saberá exatamente a escolha de pneu de cada piloto”, reforçou.

“Nós também temos que considerar que a crescente popularidade da MotoGP significa mais e mais novos fãs sintonizando para assistir às corridas, e nós achamos que este novo sistema vai facilitar para entenderem a escolha de pneus dos pilotos e dar uma nova dimensão à cobertura da MotoGP”, concluiu Yamada.

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