terça-feira, 4 de novembro de 2014

A questão do vácuo

Mike Webb, diretor de provas do Mundial de Motovelocidade, vai se reunir com os pilotos do campeonato na tarde desta quinta-feira (6) para falar sobre a crescente tendência de reduzir a velocidade durante os treinos para aproveitar o vácuo de um rival ou encontrar pista livre para cravar uma boa marca.

Preocupado com a segurança, Webb vai conversar com os pilotos para explicar uma mudança na interpretação do regulamento do certame. A presença dos pilotos nesta reunião é compulsória.

Diretor de provas do Mundial vai conversar com pilotos sobre postura nos treinos (Foto: Gold & Goose/KTM)
“Em alguns caros, os pilotos estão buscando pista livre para que possam fazer sua volta rápida sem ser incomodado. Infelizmente, entretanto, ficou mais comum pilotos procurarem por alguém mais rápido para seguir, usar o vácuo e melhorar seu próprio tempo seguindo outro piloto”, comentou Webb. “É uma questão de segurança. É bem possível que um piloto em uma volta rápida encontre um piloto rodando mais lento, especialmente na situação de dois ou mais pilotos indo rápido. O primeiro vê o piloto mais lento e desvia, o segundo pode não ver até que seja tarde demais”, continuou.

De acordo com o diretor de provas do Mundial, os pilotos estavam autorizados a reduzir a velocidade desde que fora da linha rápida, mas o número de pilotos reduzindo o ritmo aumentou tanto que quase não resta espaço para os que querem cravar sozinhos suas melhores marcas.

“Até agora, eu disse aos pilotos que era permitido reduzir a velocidade na pista desde que eles estivessem fora da linha rápida e não perturbassem nenhum outro piloto”, contou. “Infelizmente, agora que mais da metade do grid [da Moto3] reduz a velocidade várias vezes, não há mais espaço fora da linha de corrida. Simplesmente não há um espaço claro para um piloto que esteja em volta rápida passar de forma segura”, lamentou.

“Portanto, as mudanças para Valência serão na nossa interpretação da regra atual. Vou dizer aos pilotos que reduzir a velocidade, olhar para trás ou esperar pelo vácuo pode ser considerado pilotagem irresponsável ou perigosa, independente se o piloto está ou não na linha rápida ou se ele acha que não está atrapalhando ninguém”, avisou. “Vamos penalizar esse comportamento a nosso critério, independente de onde estejam na pista”, completou.

Ainda, Webb destacou que qualquer tipo de punição é possível, variando de acordo com a gravidade da infração.

“Tudo é possível dependendo da gravidade da infração. Podemos usar a penalidade que considerarmos adequada”, declarou. “As óbvias para a infração de reduzir a velocidade de forma ‘normal’ incluem posições no grid (imediatamente na corrida), além de pontos de punição (uma pena cumulativa para infrações repetidas), mas, repito, todas as punições estão disponíveis para nós”, seguiu.

Por fim, ao ser questionado se haverá alguma mudança do regulamento, Webb explicou que, para Valência, só a interpretação vai mudar, mas não descartou uma alteração no regulamento.

“Sim, a regra 1.21.2 é a que normalmente usamos, e a mudança em Valência será a interpretação do que consideramos irresponsável. Se necessário, junto com a FIM (Federação Internacional de Motociclismo), vamos considerar novas regras para 2015”, concluiu.

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