sábado, 10 de janeiro de 2015

Presentinho

A Bolívia encontrou uma maneira diferente de agradar os visitantes que estarão no país para a passagem da edição 2015 do Dakar. Na última quinta-feira (8), Gumercindo Pucho, vice-ministro da Coca e do Desenvolvimento Integral, anunciou que o governo vai distribuir bolsas com folhas coca na cidade de Uyuni, que receberá os carros, motos, quadriciclos e caminhões da maior competição off-road do mundo entre hoje e segunda-feira.

O governo da Bolívia sempre defendeu que o uso da folha de coca em seu estado natural não é uma droga e a distribuição da folha tem o objetivo de revalorizar a coca e promover seu consumo.

Região de Uyuni é famosa pelo salar (Foto: Bertrand Mah/ASO)
Curta a fanpage do High Side no Facebook

De acordo com Pucho, o governo local vai distribuir as folhas em um estande montado na cidade de Uyuni — famosa pela maior planície de sal do mundo —, onde também serão exibidos produtos resultantes da industrialização da coca.

“Nós preparamos milhares e milhares de bolsinhas com que vamos presentear os visitantes do Dakar 2015”, disse Pucho à agência estatal ABI. “Convidamos todos os irmãos bolivianos a comparecerem neste estande, para que possamos entregar-lhes as ‘chuspas’ (bolsas de tecido feitas à mão) com coca”, completou.

Ao lado de Peru e Colômbia, a Bolívia é um dos três principais produtores mundiais de coca, a planta que contém o alcaloide base para a produção de cocaína.

Na Bolívia, entretanto, os usos tradicionais e culturais da folha de coca são reconhecidos e defendidos na Constituição vigente desde 2009. A folha, além do uso medicinal, também é utilizada na produção de alimentos, bebidas e cosméticos, embora boa parte da produção seja desviada para o tráfico de drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário