sexta-feira, 17 de abril de 2015

Precoce

Debutante com status de estrela no Mundial de Moto3, Fabio Quartararo fez jus a fama no último fim de semana, quando conquistou o segundo lugar no GP das Américas, atrás de Danny Kent.

Com o resultado em Austin, Quartararo entra para a história dos 67 anos de Mundial de Motovelocidade como o sexto piloto mais jovem a conquistar um pódio. Fabio tinha 15 anos e 357 dias no dia da corrida no Texas.

Quartararo é bicampeão do CEV (Foto: Repsol)
 Embora o campeonato regulado pela FIM (Federação Internacional de Motociclismo) hoje exija um mínimo de 16 anos para que o piloto possa competir, o titular da Estrella Galicia 0,0 foi beneficiado por uma mudança no regulamento, que entrou em vigor a partir deste ano.

Agora, o campeão do CEV (Campeonato Espanhol de Velocidade) pode debutar no Mundial mesmo que não tenha atingido a idade mínima. Quartararo, que completa 16 anos na próxima segunda-feira (20), conquistou o título do CEV na categoria Moto3 em duas oportunidades.

O piloto mais jovem a conquistar um top-3 no Mundial foi Ivan Palazzese, que ficou com o terceiro lugar no GP da Venezuela de 1977. O venezuelano, que tinha 15 anos e 77 dias quando subiu ao pódio no circuito San Carlos — também abaixo da idade mínima da época —, venceu duas corridas nas 125cc antes de sofrer um acidente fatal no GP da Alemanha de 250cc, em Hockenheim, em 1989.

Nenhum comentário:

Postar um comentário