segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Campeão

Eric Granado conquistou no último domingo (28) o título da GP 600. O triunfo do piloto paulista foi o primeiro da Honda na divisão 600cc da Moto 1000 GP, o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade.

Restando duas etapas para o fim da temporada, o piloto de 19 anos foi o primeiro a fechar a conta na temporada 2015 da Moto 1000 GP. Eric venceu todas as seis etapas que disputou até aqui — e também largou na pole em todas elas — e chegou aos 161 pontos, abrindo 91 de vantagem para Joelsu Mitiko, o segundo colocado na classificação.

“Estou muito feliz com esta conquista”, disse Eric. “Sempre foi um sonho para mim me sagrar Campeão Brasileiro, e finalmente consegui. Tenho outros sonhos para conquistar, mas este é um que finalmente está realizado”, ressaltou.

Granado venceu todas as corridas do ano (Foto: Wildes Barbosa/Vipcomm)
“Foi uma corrida difícil para mim, onde procurei andar o mais rápido possível para não perder a concentração. Estive diversas vezes perto de cair, mas é a melhor maneira de competir: dar sempre o meu máximo”, defendeu. “Tanta coisa passa na cabeça da gente depois da bandeirada. Anos de trabalho e dedicação da família, de amigos próximos, em especial o Serginho (Sergio de Laurentys), meu “parça” e hoje companheiro de equipe, que sempre acreditou e investiu no meu projeto, e de patrocinadores que há anos investem na minha carreira. Ao “tio” Santo Feltrin, outro a quem devo muito e com quem tracei metas muito ambiciosas anos atrás. Hoje demos mais um passo importante na direção delas”, seguiu.

“Ao Marquinho Baleiron, que me ajuda há anos e abraçou também este projeto, e a toda a equipe GST Honda Mobil Super Moto que trabalha com seriedade e dedicação para me entregar o melhor, meu muito obrigado”, agradeceu. “Está sendo um ano incrível para mim, de muito aprendizado, e devo muito disso a vocês. Agora vamos curtir um pouco o sabor da vitória e amanhã colocar toda a nossa energia na próxima etapa de rodada dupla do Europeu de Moto2, que acontece no próximo final de semana em Navarra, na Espanha”, concluiu.

Granado também disputa o Europeu de Moto2 (Foto: Wildes Barbosa/Vipcomm)
 Curta a fanpage do High Side no Facebook

O triunfo de Eric no Campeonato Brasileiro já era esperado. Apesar de ter apenas 19 anos, Granado já tem uma boa experiência no exterior, com participação no Mundial de Moto2 e Moto3 — em duas excelentes equipes, no caso da categoria menor. Ainda assim, chama atenção o domínio do piloto.

Era de se esperar certa superioridade de Eric, mas a facilidade com que ele dominou a categoria é impressionante. Nos treinos classificatórios, Granado conquistou a pole em média com 1s467 de vantagem para o segundo colocado. Nas corridas, essa média sobe para 25s255.

É impressionante, mas não exatamente positivo.

Confira as diferenças registradas por Granado em relação ao segundo colocado ao longo da temporada 2015:

Um comentário:

  1. Isso mostra como nossa formação de pilotos está fraca. Mesmo com resultados pouco expressivos nas duas categorias - Moto3 e Moto2 - esses 2 ou 3 anos lá fora já foram o suficiente para ele estar muito superior aos seus "pares" de categoria no Brasil.

    ResponderExcluir