quinta-feira, 25 de junho de 2015

107%

Depois dos problemas enfrentados no treino classificatório para o GP da Catalunha de Moto3, a Direção de Prova do Mundial de Motovelocidade introduziu mudanças que visam combater o uso do vácuo na categoria menor. A decisão foi tomada após uma reunião com pilotos e equipes na quarta-feira (24) em Assen.

No treino classificatório em Montmeló, 30 pilotos deveriam ser punidos por reduzirem a velocidade na linha de corrida à espera de um piloto mais rápido. Por conta do alto número de infratores, a Direção de Prova optou por não aplicar sanções, mas decidiu promover um encontro na Holanda para debater alternativas para evitar este problema, já que o sistema em vigor claramente não funciona.

Direção de Prova do Mundial está de olho nos pilotos da Moto3 (Foto: Milagro/KTM)
“Nós temos um problema recorrente, especialmente na Moto3, onde os pilotos especificamente esperam um piloto mais rápido passar para que possam segui-lo na tentativa de melhorarem seus tempos de volta”, disse Mike Webb, Diretor de Provas do Mundial. “Em alguns circuitos não é um grande problema, mas na Catalunha foi um grande problema na Moto3. Nessas condições, ninguém tem chance de cravar uma volta rápida e é perigoso”, explicou.

Até então, os infratores eram punidos com pontos de punição, com o acúmulo deles resultando em sanções como largar do fundo do grid, dos pits ou até mesmo a desclassificação da corrida.

Como está tática se mostrou ineficiente, a partir deste fim de semana, em Assen, os pilotos devem rodar dentro do limite de 107% da média de suas voltas nos treinos livres e classificatório. Essa margem vai servir como um indicativo para Direção de Prova, que vai analisar a situação de cada piloto que exceder esse limite e, se comprovar a redução deliberada de velocidade, aplicar as devidas punições.

Se esse novo sistema falhar, a Direção de Prova já sugeriu uma alteração no formato da classificação. A ideia é voltar ao antigo sistema de ‘Superpole’, onde os pilotos saem do pit-lane um por um para garantir que todos tenham uma volta limpa.

A proposta reduziria o número de pilotos na pista, mas é considerada uma medida extrema.

 Curta a fanpage do High Side no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário